Naming Rights e suas cifras astronômicas!
Para quem está acompanhando a história do MorumBIS e do Mercado livre arena, bora dar uma olhada nos principais deals dessa estratégia!
Antes de tudo vale explicar que essa é uma estratégia de marketing poderosa que envolve a aquisição dos direitos de nomeação de um espaço físico ou evento cultural/esportivo por parte de empresas.
Basicamente, uma marca compra ou aluga o direito de nomear um local, alterando-o para o nome da empresa ou de um produto relacionado. Isso aumenta a visibilidade da marca e cria associações positivas com o público-alvo.
Agora, vamos dar uma olhada em acordos que movimentaram cifras insanas através dessa estratégia!
Scotiabank Arena (Canadá): 639 milhões de dólares
Tempo de contrato: 2017-2038
MetLife Stadium (USA): 425-625 milhões de dólares
Tempo de contrato: 2010-2036
Chase Center (USA): 300-400 milhões de dólares
Tempo de contrato: 2016-2040
Citi Field (USA): 400 milhões de dólares
Tempo de contrato: 2006-2028
Mercedes-Benz Stadium (USA): 324 milhões de dólares
Tempo de contrato: 2015-2043
Pelos cases que trouxe aqui dá pra ver que essa prática está mais do que consolidada em outros países, mas não se engane, o Brasil está cada vez mais receptivo!
Alguns dos principais estádios de São Paulo, por exemplo, já contam com contratos milionários de naming rights, e volta e meia temos notícias de mais ofertas sendo realizadas Brasil a fora!
Até o Maracanã, nosso templo do futebol, estava na mira 👀
E aí? Qual marca você gostaria que estampasse sua arena favorita?