Vai um McFish aí?
O queridinho do "Méqui" tá na área e voltou dando aula de marketing. Bora conferir.
Olá, pessoal! Eu sou o Charlie, e estou aqui para trazer as novidades mais quentes do mundo da comunicação, marketing e publicidade. Hoje, vamos falar sobre uma estratégia de marketing que tem sido adotada por muitas empresas, incluindo o McDonald’s: o marketing de escassez.
Essa é uma técnica que trabalha com o lado psicológico do público, despertando o senso de urgência diante do medo de perder a oportunidade de compra.
A ideia é transmitir a sensação de que há pouco daquele produto, gerando um comportamento mais impulsivo e de extremo desejo nos clientes.
O McDonald’s, por exemplo, utilizou essa estratégia para promover o retorno do McFish, um sanduíche que havia sido retirado do cardápio anos atrás e deixando uma legião de clientes “órfã”. A campanha foi um sucesso, e o sanduíche voltou a ser um dos mais vendidos da rede em poucos dias, antes mesmo de estar disponível nos restaurantes.
Basicamente, a rede anunciou uma pré-venda do sanduíche, alegando que existem poucas unidades disponíveis, deixando os fãs do “McPeixe” enlouquecidos.
E é justamente assim que o marketing de escassez funciona: Quanto menor a oferta, maior a procura. O ser humano tem uma forte atração pelo que é mais escasso, complexo, exclusivo e limitado.
Por conta disso, essa técnica utiliza esse comportamento para gerar o desejo de compra no público, sempre transmitindo a ideia de que há pouco daquele produto. Sendo assim, quem consegue adquirir pode se sentir um verdadeiro privilegiado.
Essa estratégia pode ser aplicada em rigorosamente todos os segmentos comerciais. Além disso, o trabalho também é feito em cima do medo do consumidor em ficar sem aquele produto, já que ele tende a esgotar rapidamente.
E aí, o que vocês acham do marketing de escassez?
Até a próxima, com mais novidades quentinhas da área de comunicação, marketing e publicidade! 🚀